Quem ainda não levou o filho para se vacinar, tem até o dia 22 de junho para procurar o posto de saúde mais próximo e imunizar contra a paralisia infantil. O adiamento da campanha aconteceu porque alguns municípios não conseguiram atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de imunizar 95% das crianças menores de cinco anos. Apenas a metade tomou a vacina no último sábado (12).
De acordo com o balanço parcial do Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de crianças já foram vacinadas na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. “A quantidade de crianças imunizadas em todo o Brasil foi muito maior. Acontece que alguns estados deixam para computar os dados no vacinômetro só após o término da vacinação, bem no fim do dia”, explica a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações, Carmem Osterno.
Para esta etapa, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 24 milhões de doses da vacina. No total, 115 mil postos abriram para proteger a criançada no início da campanha, no último sábado (12). Foram investidos R$ 40,9 milhões na campanha. A segunda dose da vacina será aplicada no dia 14 de agosto.
PARALISIA INFANTIL
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação de casos provenientes de países que ainda registram casos da doença, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.
Noticias Policiais Politicas de Santa Cruz do Capibaribe e Do Agreste Contatos:santacruzagreste@gmail.com
Nenhum comentário :
Postar um comentário